Paralisação pode deixar postos e aeroportos sem combustíveis, garantiu o Sindtaque (Imagem: Hoje em Dia/Arquivo)

Os transportadores de combustíveis e de derivados de petróleo de Minas Gerais anunciaram que, a partir da próxima quinta-feira (5), vão cruzar os braços em protesto pela redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel. De acordo com o Sindtanque-MG – sindicato da categoria – , atualmente, o Estado paga a maior alíquota da região Sudeste.

“Os trabalhadores de Minas Gerais pagam 15%, sendo que os outros estados pagam 12%. Com esse valor, temos que pagar para trabalhar”, lamentou Irani Gomes, presidente do Sindtanque. Segundo ele, já nos primeiros dias de paralisação, a população pode sentir os efeitos da manifestação.

“Haverá desabastecimento nos postos e aeroportos. Vai começar a faltar combustível”, garantiu. Os transportadores decidiram pela greve em reunião realizada na última sexta-feira (28). A paralisação, contudo, poderá ser suspensa caso o governo de Minas chame a categoria para negociação.

Redução

O presidente do Sindtanque informou que a alíquota no Estado subiu de 12% para 15% em 2011. Desde então, a categoria está pressionando para que a taxa volte a baixar. “Não queremos redução, queremos é que volte ao que era antes do aumento. Hoje, o diesel está muito caro, e o que mais onera é o ICMS”, explicou.

Ainda conforme Irani, o governador Romeu Zema (Novo) já se reuniu com os representantes dos transportadores no ano passado para discutir o assunto. “Ficou de convocar novas reuniões e discutir uma proposta, mas nada até agora”, disse. Em Minas, oito mil caminhões fazem o transporte de combustível.

A Secretaria de Fazenda foi procurada pela reportagem, mas, até o momento, não se manifestou.

Hoje em Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *