Mesmo assim, o produto ainda acumula alta de 22% nos últimos 12 meses

Após 16 meses seguidos de aumento, o preço da carne bovina recuou em outubro. A queda, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 0,31% em outubro. Mesmo assim, o produto ainda acumula alta de 22% nos últimos 12 meses e pressiona o bolso e a taxa inflacionária.

O levantamento mostra que dos 18 cortes que compõem o segmento de carnes, 12 tiveram queda nos preços em outubro, com destaque para a capa de filé, com -1,83% no período analisado que foi de 15 de setembro a 13 de outubro.

A queda atual nos preços gerais da carne bovina é atribuída ao conflito comercial com a China, que mantém o embargo aos embarques da proteína ao país asiático, iniciado em 4 de setembro, após a confirmações de dois casos atípicos de vaca louca no Brasil.

Com o bloqueio das exportações ao maior comprador internacional, parte da carne bovina foi desviada ao mercado interno, o que resultou em aumento de oferta e, consequentemente, redução nos preços do produto.

Já o frango em pedaços teve alta de 5,11%. Alta também para quem se alimenta fora do domicílio. A inflação deste segmento saltou de 0,69% em setembro para 0,97% em outubro, principalmente por conta do lanche que subiu 1,71%.

SBT NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *