120 estudantes mineiros vindos de todo o Estado, participaram entre os dias 18 a 20 de setembro da plenária final do programa Parlamento Jovem Minas, na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Uberlândia foi representado pelo jovem Luiz Henrique Silva Ramos, que esteve acompanhado pela diretora da Escola do Legislativo, Simone Tiago Braga Cabral e da coordenadora Jessica Brasil Rodovalho Miranda.

Os participantes representaram 4.073 jovens que participaram do projeto no ano de 2019 que discutiu sobre discriminação étnico-racial. Depois de um intenso processo de discussão, por vários meses, nas escolas e nas câmaras municipais das 94 cidades participantes.

Para o presidente da Câmara de Uberlândia, vereador Hélio Ferraz – Baiano (PSDB), a participação do jovem na política é muito importante para fortalecer a democracia. “O futuro do Brasil está nas mãos destes jovens, precisamos prepará-los para construir um país mais justo e igualitário. Precisamos trazer mais jovens para este e outros programas”, comentou Baiano.

O documento final do PJ Minas 2019 foi entregue ao membro efetivo da Comissão de Participação Popular da Assembleia, o deputado André Quintão (PT). As 16 propostas poderão ensejar desdobramentos e serem transformadas, por exemplo, em projetos de lei ou pedidos de providências ao Poder Público.

Uma das propostas que mais chamou a atenção foi a que visa a introdução nas escolas do projeto, “estimular as crianças a se empoderarem, além de combater o bullying, desde o ensino fundamental ao ensino médio”. Ela foi defendida pelos participantes como possibilidade de fazer um contraponto aos padrões estéticos vigentes e de valorizar características inerentes à construção da identidade negra.

Na opinião da diretora da Escola do Legislativo, o entusiasmo e a esperança dos jovens é a melhor resposta à onda de descrédito em relação à política, pela qual passa o País. “Acompanhamos de perto todo o processo do Parlamento Jovem 2019 e percebemos que os participantes esperam ver realmente suas propostas colocadas em práticas, com a finalidade de promoverem melhorias na sociedade, em especial na sua localidade”, disse Simone.

PJ Minas – O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e cidadã criado pela ALMG, em 2004, e realizado por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e escolas públicas e privadas.

Câmara de Uberlândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *