A Receita Federal em Uberlândia divulgou um balanço a respeito de todas as declarações de Imposto de Renda feitas no município em 2018. Pouco mais de 238 mil pessoas entregaram a declaração na cidade.
Cerca de 15 mil contribuintes estão pendentes com a receita por não entregarem a declaração até a data limite, 30 de abril. O auditor André Reis alerta que quem não fez a entrega precisa regularizar a situação o quanto antes para evitar maiores problemas.
“A pessoa que não entregou a declaração e estava obrigada fica com pendência no CPF. E pra tirar essa pendência no CPF, ela tem que entregar a declaração. E agora, tem que pagar multa, por que já venceu o prazo de entrega. A multa é individualizada, é de acordo com o Imposto de Renda devido e nunca é inferior a 165,74 reais”, explicou o auditor.
Já os outros 14 mil contribuintes caíram na famosa malha filha e também precisam regularizar a situação junto a Receita Federal. Reis explica alguns fatores que fazem muitas pessoas passarem pelo problema.
“Por exemplo, o contribuinte que tem duas ou mais fontes de renda e ele declara apenas uma fonte, esse é um critério de malha. O contribuinte que colocou um dependente em sua declaração, esse dependente possui rendimento e não foi oferecida a tributação do rendimento do dependente é outro critério”, disse.
Pouco mais de 111 mil declarações poderão entrar nos lotes de restituição do Imposto de Renda. O primeiro será pago no próximo dia 15. A prioridade é dada para idosos e pessoas com deficiência.
Informações: Rodrigo Silva