“Diga Não à Reforma da Previdência Social”. É com este tema que integrantes de movimentos sociais e sindicais saíram às ruas de Uberlândia nesta manhã de quarta-feira, 15, em protesto. A manifestação reúne trabalhadores de várias cidades vizinhas e também ocorrem em Uberaba.
Com faixas, cartazes e em silêncio, os manifestantes percorreram as ruas do centro de Uberlândia distribuindo panfletos contra a PEC 287, que segundo eles vai prejudicar muitas famílias e principalmente trabalhadores rurais.
Representantes de entidades de classe como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), organizadora do movimento, Contag e STTRs iniciaram a concentração na Praça Tubal Vilela, seguiram pela Avenida Floriano Peixoto até a Praça Clarimundo Carneiro e pararam em frente ao INSS, onde permaneceram por algumas horas.
Ao longo do trajeto, o trânsito ficava impedido na via da caminhada e nos cruzamentos, e os trabalhadores eram acompanhados por um carro da Settran.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287 propõe retiradas de direitos da classe trabalhadora, como o fim das aposentadorias, por exemplo.
Repórter no local: Kátia Medeiros