O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou nesta segunda-feira (7) um vídeo em que lê uma carta aberta aos brasileiros. Nela, o petista afirma que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) “converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa” e subordinou o Brasil aos EUA “de maneira humilhante”.
No pronunciamento, Lula discorre sobre variados temas, do financiamento do SUS à Amazônia, do que considera sucateamento da Petrobras ao “furor privatista” do governo, da violência da polícia contra os negros no Brasil à perseguição de “pesquisadores, professores” e artistas.
Diz que “as eleições de 2018 jogaram o Brasil em um pesadelo que parece não ter fim”. E afirma: “Nessa empreitada árdua, mas essencial, eu me coloco à disposição do povo brasileiro, especialmente dos trabalhadores e dos excluídos”.
Apesar de Lula hoje não poder se candidatar, já que foi condenado e está sem seus direitos políticos, a iniciativa está sendo interpretada como uma mensagem de que, caso a situação seja revertida na Justiça, ele concorrerá, sim, à Presidência da República em 2022.
Lula inicia a carta afirmando que “uma tristeza infinita vem apertando o meu coração”.
https://www.instagram.com/tv/CE2CFRinQ7n/?utm_source=ig_embed
O Tempo