A importância da consolidação do gás natural/gasoduto, esperado pela região há 35 anos foi reforçada na manhã desta quinta-feira (8) pelo prefeito Paulo Piau ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em Campo Florido durante a Megacana 2019, maior feira de Minas Gerais e uma das principais do país do setor sucroenergético. O prefeito estava acompanhado do vice João Gilberto Ripposati e de prefeitos da região.

Como presidente da Amvale e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o prefeito Paulo Piau avalia que o governador entende a importância do investimento e o interesse de todos prefeitos da região que, segundo ele, também compreendem a situação financeira do Estado. “O gás é o assunto do momento. Tem gás de sobra no pré-sal e, com a Petrobras saindo do monopólio, deve ocorrer redução no preço. Isso viabiliza o gás doméstico, o veicular, como insumo e matriz energética. Tivemos ontem uma reunião muito importante tratando dessa pauta, e hoje reforçamos ao governador para que haja empenho e atenção ao assunto”, explicou Piau.

O ofício entregue a Romeu Zema posiciona que neste momento os governadores Ibaneis Rocha, do Distrito Federal e Ronaldo Caiado, de Goiás, estão se manifestando sobre o tema, com infraestrutura fundamental para o desenvolvimento dos seus respectivos Estados. O documento destaca que os 70 prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com a parceria de todas as Entidades de Classe, empresários e trabalhadores têm a convicção de que a implantação da Fábrica de Ureia em Uberaba, consumindo três milhões de metros cúbicos de gás por dia, é a demanda capaz de viabilizar o investimento no gasoduto de São Carlos/ SP até nossa região para, em seguida, caminhar para o centro Oeste brasileiro.

Helicóptero do Samu 

Outra cobrança reforçada ao governador Romeu Zema, com ofício foi entregue por Piau em nome da Cisvalegran, trata do helicóptero do Samu. “Os municípios estão dispostos a assumir os custos ao menos da equipe médica, mas reforçamos a importância do helicóptero. Não podemos aceitar que haja pressão da Secretaria de Estado da Saúde, ameaçando levar o helicóptero de volta, ao mesmo tempo em que faltam repasses do Estado para a saúde. É uma ação de interesse regional que precisa avançar, pois estamos falando de salvar vidas”, reforça Piau.

Também foi cobrado, por fim, o complemento da estrada Campo Florido – Uberlândia, um trecho importante e produtivo cujas obras estão paradas. Segundo Piau, Zema posicionou que vai avaliar as melhores alternativas para trazer estes investimentos à região.

Prefeitura de Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *