Foi adiado para a semana que vem o anúncio da liberação dos saques do Fundo de Garantia. Os detalhes ainda estão sendo definidos pelo Governo.
A expectativa era de que a medida provisória que libera os recursos à população fosse apresentada nesta quinta-feira (18).
No entanto, segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a MP que autoriza o saque do FGTS ainda precisa ser ajustada. “Os técnicos estão fazendo ajustes, e nós tomamos a decisão de que, na semana próxima, vai ser feita a apresentação da medida provisória da questão do fundo de garantia e também do PIS-PASEP”.
Protestos a favor de pessoas com autismo
Logo pela manhã, nesta quinta-feira (18), em frente à residência oficial da Presidência, um grupo de pessoas protestaram a favor da inclusão de pessoas com autismo no Censo.
A manifestação foi uma resposta ao posicionamento de Jair Bolsonaro contra a proposta. Segundo o presidente, incluir portadores da síndrome no levantamento traria um custo de vinte e quatro bilhões de reais por ano – isso sem contar as fraudes.
“A pessoa que vai fazer o censo, qual é o preparo dela para dizer se essa é autista ou não? Vai acreditar, ou não, no pai? Mas, a partir do momento que se vislumbra essa possibilidade, vai ter gente que vai responder que sim”, argumentou Bolsonaro.
Bolsonaro volta a defender filho na Embaixada
No mesmo dia, na porta do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro voltou a defender a indicação do filho, Eduardo, para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.
“Por que essa pressão em cima de um filho meu? Ele é competente ou não é competente? Dentro do quadro de indicações políticas, que vários países fazem isso, e é legal fazer no Brasil também, está certo?!”.
Mais tarde, no Palácio do Planalto, durante a apresentação de um balanço dos duzentos dias de Governo, o presidente saiu novamente em defesa do filho – que terá que ser sabatinado pelo Senado, antes de assumir a embaixada. “A sabatina vai ser feita com rigor, eu tenho certeza disso, e ele vai ser aprovado”.
Balanço dos 200 dias de Governo Bolsonaro
Ainda nesta quinta-feira (18), na véspera de completar duzentos dias na presidência, Jair Bolsonaro convocou todos os ministros para um balanço do mandato dele até aqui.
Na ocasião, o presidente ainda reforçou a possibilidade de uma reeleição. “Todos temos o desafio de entregar, em 2023 ou 2027, um Brasil melhor para quem nos suceder”.
Além disso, Bolsonaro assinou o decreto de criação de um conselho para preparar o Brasil para o processo de entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE; e apresentou o “Selo Arte”, que regulamenta a venda de alimentos artesanais entre estados – cuja primeira etapa irá beneficiar, principalmente, produtores de queijo.
Fonte: SBT