A campanha de vacinação antirrábica na área urbana de Uberlândia foi cancelada pela Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com o executivo, a suspensão se deu após determinação do Ministério da Saúde de não enviar ao município as doses referentes a esta fase da campanha. A vacinação na zona urbana começaria no dia 3 de agosto, com expectativa de imunizar mais de 80 mil cães e gatos.
De acordo com o coordenador do CCZ, Adalberto Pajuaba, no dia 3 de julho o Ministério da Saúde emitiu uma nota que informava que o laboratório produtor da vacina antirrábica havia atrasado o cronograma de entrega do produto. Segundo ele, a preocupação pela falta da vacina é uma possível reversão do quadro atual, em que não há registros da raiva em animais domésticos de Uberlândia já há 32 anos.
De acordo com a nota do Ministério da Saúde, a próxima entrega está prevista para a partir de novembro já que, neste momento, serão mantidos apenas os estoques de locais estratégicos, como os estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e aqueles que fazem fronteira com a Bolívia (Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia).
A prefeitura informou ainda que, assim que o Ministério da Saúde regularizar o envio das doses, a etapa urbana da campanha será realizada em Uberlândia.
Etapa rural
Iniciada no dia 24 de junho, a etapa da zona rural acontecerá normalmente até o dia 26 de julho, conforme cronograma feito pelo Programa de Controle da Raiva, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Até o momento já foram vacinados 10 mil animais.