Nas eleições deste ano, os eleitores precisarão escolher dois nomes para o cargo de senador, o que pode confundir muitas pessoas. No entanto, existe uma explicação simples por trás dessa questão.

O Senado é composto por 81 senadores, sendo que cada estado da federação e o Distrito Federal são representados por três nomes. E a cada eleição, é preciso renovar, de forma alternada, um terço (27 senadores) e dois terços (54 senadores) das vagas.

Isso acontece pelo fato do cargo de senador ser o único com mandato de oito anos, conforme previsto na Constituição Federal.

Nas eleições de 2014, foi preciso renovar apenas um terço dos senadores, então os eleitores precisaram escolher apenas um nome. Já neste ano, dois terços das vagas estão em jogo, então a população precisará eleger dois candidatos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que os votos têm pesos iguais, então não importa a ordem dos candidatos em que o eleitor irá votar, só não é possível votar duas vezes no mesmo nome. Caso isso ocorra, o segundo voto será automaticamente anulado, sem prejudicar as demais votações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *