Na transmissão ao vivo que fez nesta 5ª feira, 3, o presidente Jair Bolsonaro por diversas vezes pediu para a população colaborar e racionar o uso de energia elétrica na rotina do dia a dia. Ao lado do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, Bolsonaro explicou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reajustou o valor das contas de luz porque o governo está usando as usinas termoelétricas para abastecer a população.
“Eu queria dizer que não é maldade da gente não, não é pra arrecadar mais não. É porque nós estamos usando energia de fonte mais cara, então fica bem mais caro. E para pagar essa diferença se coloca a bandeira vermelha.”
O ministro Bento Albuquerque disse que os reservatórios de água em todo o país estão com o nível baixo. “Desde 2000 não se tem uma seca tão grande nos nossos reservatórios do Sul, e desde 2015 nos do Centro-Oeste e Sudeste do país. E isso levou, presidente, a nós adotarmos medidas como termos que colocar as nossas usinas termoelétricas gerando energia. 65% da nossa energia, presidente, ela é gerada por hidrelétricas e, com os reservatórios de água estando baixos, nós temos que utilizar as usinas termoelétricas para suprir essa energia gerar segurança e preservar aquilo que nós temos ainda em água em nos nossos reservatórios. É isso que nós estamos trabalhando”, explicou o ministro.
Bolsonaro citou atitudes que a população pode adotar para evitar que o país tenha problemas no abastecimento de energia. “O apelo que eu faço a você é: Apague uma luz em casa agora. Se for possível, ligue o ar-condicionado mais tarde, desligue mais cedo, não bote naquela temperatura máxima. Eu sei que é bacana dormir com 12, 15 graus, mas passa pra 18, 19 graus, ajuda a gente”, disse o presidente.
SBT