O Cartório Eleitoral de Uberlândia já iniciou os preparativos para o 2º turno das Eleições 2018. Todas as urnas eletrônicas já foram vistoriadas e reprogramadas para o pleito do próximo domingo, 28.
Em entrevista para o programa Conexão Vitoriosa, Ademilson Silva, servidor do Cartório Eleitoral de Uberlândia, explicou que mídia utilizada no 1º turno já foi deletada das urnas eletrônicas e que uma nova já foi incluída, em um processo que foi acompanhado em audiência pública.
“Essa mídia nova foi inserida na urna e foi novamente testada. Essa mídia nova vai autorizar a urna a só apresentar os candidatos de 2º turno e não mais apresentar os demais cargos que já saíram da disputa. E também permitira a ela salvar os dados do 2º turno”, explicou.
Para o novo pleito, uma auditoria será feita pela Justiça Eleitoral para a checagem das urnas eletrônicas. Ela será feito por meio de um sorteio, tanto na capital, Belo Horizonte, quanto nas cidades do interior de Minas Gerais, como forma de garantir a transparência do processo.
No primeiro turno, duas urnas de Uberlândia foram sorteadas. Silva explicou que caso isso ocorra novamente, o cartório estará devidamente preparado.
“A gente espera que não tenhamos essa sorte ou azar outra vez. Mas se vier a ser sorteado, estaremos preparados para fazer o procedimento com total transparência”, disse.
Por fim, o servidor explicou que os eleitores que tiveram o título cancelado por não realizarem a biometria ou que desejam realizar o voto em trânsito não poderão regularizar a situação e ficarão sem votar neste 2º turno. E revelou a data em que as atividades normais serão retomadas no cartório.
“A partir do dia 5 de novembro, estaremos aptos a regularizar qualquer situação, como biometria, novo título, transferência, revisão, qualquer situação que o eleitor precisar”, disse.
Informações: Marina Caixeta