A Câmara Municipal de Uberlândia recebeu, nesta quinta-feira, 28, o Projeto de autoria do prefeito Odelmo Leão para a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). A partir da próxima semana, a matéria começa a tramitar pelas comissões permanentes do Poder Legislativo, após ser considerado “Objeto de Deliberação” na próxima Sessão Legislativa Ordinária, pelo presidente da Casa, vereador Ronaldo Tannús (PL).
A Assessoria Técnica Legislativa encaminhou via e-mail no final da tarde desta quarta, a LDO para todos os 27 vereadores. A LDO é importante porque vai nortear o Poder Executivo na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA – 2021), estimando as receitas e despesas para o próximo exercício. A partir dela, a administração deverá também estabelecer as prioridades e metas de gestão.
Se para 2020, a previsão de receita em Uberlândia foi de R$ 3,316 bilhões, o orçamento para 2021 tem estimativa de R$ 3.301 bilhões. A redução se dá devido à queda de arrecadação esperada em função da pandemia. Considerando a conjuntura econômica do país e observando os compromissos assumidos pela gestão com a população, foram feitas estimativas orçamentárias para os 12 eixos estratégicos e prioritários da administração municipal. O setor de Educação, por exemplo, saltou 9% para o que foi orçado para este ano.