As polícias Civil e Militar realizaram, na manhã dessa quarta-feira (28), uma operação conjunta de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Foram cumpridos cinco mandados de prisão contra suspeitos de crimes como ameaça, lesão corporal e agressão. Entre os presos está Ailton Braga de Souza, de 51 anos, suspeito de manter a companheira em cárcere privado e agredi-la para que confessasse uma traição. O caso foi denunciado pela vítima na semana passada, na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam).
A operação faz parte das comemorações dos 13 anos da Lei11.340/06 – Lei Maria da Penha e foi promovida pela Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid) e pela Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica (Cia PM Ind PVD).
De acordo com a chefe da Demid, Delegada Isabella Franca, “Essas prisões demonstram a efetividade da Lei Maria da Penha, mostram a responsabilização pelos crimes de violência doméstica e proporcionam mais tranquilidade para as vítimas.”
A Major PM, Cleide Barcelos, destaca o trabalho realizado pela Cia PM Ind PVD para a quebra do ciclo de violência, “Nesse sentido, atuamos também com ações preventivas de monitoramento e acompanhamento das vítimas, hoje, além de cumprir mandados de prisão contra agressores, também foram realizados monitoramentos de casos de violência doméstica.”
Cerca de 40 policiais civis e militares localizaram os investigados nos bairros São Paulo, Pindorama, Zilah Sposito e Minaslândia em Belo Horizonte, e no bairro Industrial em Contagem.
PCMG