A Polícia Rodoviária Estadual de Tupaciguara apreendeu, no início da tarde desta quinta-feira (14), cinco armas de fogo, que seriam utilizadas para o controle de javalis, mas que não estavam devidamente registradas.
Durante um patrulhamento na rodovia MG-452, os policiais avistaram dois veículos, em uma estrada vicinal, em atitude suspeita. Ao fazer a abordagem, foram encontradas cinco armas de fogo, que seriam utilizadas para realizar a caça de javalis, que é autorizada pelo IBAMA, mediante o cumprimento de certas regras.
As armas não possuíam registro e seus donos não tinham autorização para realizar a caça no local. Por conta disso, foram presos em flagrante e autuados por porte ilegal de arma.
Controle de javalis
A caça ou controle de javalis é uma atividade autorizada pelo IBAMA, desde que certas regras e normas sejam seguidas, como: as armas precisam ser registradas e legalizadas, o grupo de caça precisa ter autorização do IBAMA e é necessária a liberação do proprietário das terras para que a atividade aconteça.
Segundo o Sargento Eduardo, da Polícia Militar Ambiental, essa é a segunda ocorrência dessa natureza na região nos últimos 10 dias.