A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) apreendeu nesta segunda-feira, 5, um filhote de caititu, conhecido também como porco-do-mato. O animal silvestre foi encontrado na zona rural de Capinópolis e encaminhado para uma clínica veterinária de Ituiutaba.
O animal foi encontrado por populares, que acionaram os policiais ambientais para que fosse feito o resgate do filhote. Segundo militares, o caititu é recém nascido e estava, inclusive, com o cordão umbilical. Por necessitar de atendimento especializado, ele foi encaminhado para uma clínica veterinária de Ituiutaba, onde ficará sob cuidados por alguns dias. Posteriormente, o animal será levado para o setor de animais silvestres da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
De acordo com o sargento Eduardo Venâncio, responsável pela ocorrência, nesta época no ano os incêndios, ou mesmo a prática de caça, acaba acarretando em situações onde o filhote se perde da mãe ou do bando.
Vale lembrar que esse animal não ataca, mas, segundo militares, caso alguém tente captura-lo sem o cuidado necessário é possível que ele machuque a pessoa.