Uma jiboia de quase dois metros de comprimento foi capturada na tarde desta quarta-feira, 1º de março, por volta das 16h, no Bairro Shopping Park, zona sul de Uberlândia. Os militares da 9ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito foram acionados para comparecer por populares que viram o réptil em uma árvore na via pública.

Os policiais militares ambientais deslocaram até o local onde constataram tratar-se de uma jiboia de 1,80 metro. Ela estava em uma árvore em frente uma residência na Rua Ana Valentina Nogueira.

O sargento Eduardo Venâncio ressalta que essa espécie de cobra não é peçonhenta. Os militares fizeram a correta contenção e captura do animal.

As jiboias passam a maior parte do tempo em cima de árvores, o que as favorece na hora de caçar, como no caso das aves que são mortas pela serpente enquanto dormem nos galhos das árvores. Elas evitam contato humano e fogem quando provocadas.

Isso só reforça a ideia de que os animais silvestres estão migrando para os centros urbanos em busca de água, alimento e abrigo, fato este devido à expansão urbana e avanço das fronteiras agrícolas. Ao se deparar com animal silvestre acione os órgãos competentes para que seja feita a correta contenção do animal, evitando danos à saúde do mesmo e das pessoas.

A jiboia será solta em uma reserva de cerrado a 20 km da cidade de Uberlândia, onde terá água, comida e abrigo, minimizando as chances de retornar aos centros urbanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *