A influenciadora digital Sammy Lee, mulher do ex-BBB Pyong Lee, está sendo processada por danos morais, em uma ação no valor de R$ 50 mil, por uma de suas seguidoras. Ela é acusada de fraude por alterar o regulamento de uma promoção cujo prêmio era um carro 0 KM. A estudante Tayna Bertoglio, 22, que acionou Sammy na Justiça, diz que é a vencedora do concurso.
Em maio, a mulher de Pyong anunciou o sorteio de um veículo 0 KM via Instagram. A promoção foi autorizada pelos órgãos competentes. Os participantes deveriam cumprir uma série de regras para ganhar um “número da sorte” e concorrer ao prêmio.
O sorteado seria revelado a partir do resultado da Lotomania de 5 de junho de 2020. Mas os organizadores alteraram a data da ação, os parceiros relacionados e, por consequência, os números dados aos participantes. Ao final, o sorteio terminou com os dados da Lotomania de 12 de junho.
De acordo com o Notícias da TV, a estudante afirma que as modificações foram feitas “sem qualquer mudança no regulamento junto ao órgão fiscalizador” e que ela seria, portanto, legalmente, a vencedora, pois seu número da sorte é o mesmo da sequência da loteria da data divulgada no início da promoção.
Além de Sammy Lee, outras dez empresas foram citadas como responsáveis pela falha na apuração, incluindo a Quasar Treinamento e Eventos, de Pyong Lee. A companhia do ex-BBB aparece como organizadora da ação.
Ainda segundo o Notícias da TV, a desorganização no sorteio também teria afetado a internauta Giselly Liure, 20. Ela afirma ser a ganhadora da extração feita em 12 de junho e denuncia que os números da sorte foram alterados. A seguidora registrou um boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia de Joinville (SC), para apurar o caso.
Anteriormente, a Quasar Treinamento e Eventos informou que “a solicitação de ajuste no regulamento e os arquivos da extração do sorteio foram enviados ao sistema online da Secap”. Tudo para “garantir a segurança dos dados”. Ao ser notificado do surgimento de uma segunda vítima, que pleiteia ser a ganhadora do carro zero, o departamento jurídico da empresa afirmou não ser especialista em promoções. A Quasare anunciou a contratação de uma advogada para esclarecer as questões da promoção. Leia a íntegra do comunicado: “Não somos experts em promoções e sorteios junto à Secap/ME, por este motivo foi contratada uma advogada especialista neste tipo de trâmite, com anos de experiência em promoções, para grandes empresas, como Nestlé, que realiza desde a solicitação até a conclusão de todo o processo junto à Secap/ME.
Porém, parece ser comum que algumas pessoas se confundam durante e após estas promoções e sorteios online, gerando questionamentos, reclamações e buscando seus direitos, que lhes é garantido pela Constituição.
Estas e demais questões fazem parte do processo natural de uma promoção e tudo é enviado no relatório de conclusão da e promoção sorteio autorizado pela Secap/ME, conforme previsto no Regulamento oficial.”
O Tempo e Notícias da TV