Cidadãos procuram órgão de defesa do consumidor para tentar reaver recursos perdidos (Imagem: Ricardo Barbosa)

Pirâmides, mandalas, clubes de ajuda mútua. Cuidado ao ser convidado a participar de um desses grupos. Você pode ser vítima de um golpe e perder muito dinheiro. Estima-se que atualmente há pelo menos 33 “empresas” praticando fraudes desse tipo em todo o Brasil. O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) faz alerta sobre as formas de ganhar dinheiro fácil.

Dois tipos de pessoas são as presas mais vulneráveis: quem está em dificuldade financeira, na ânsia de resolver logo a situação em que se encontra, acaba se deixando levar pelas promessas fantasiosas; aqueles oportunistas que, mesmo em situação econômica confortável, querem lucrar sem fazer esforço. Em ambos os casos, o resultado é prejuízo praticamente garantido.

Quando buscam ajuda dos órgãos de defesa do consumidor para tentar reaver o valor pago, esses cidadãos sequer recebem resposta das empresas, que raramente são localizadas. A solução é recorrer ao Judiciário e torcer para encontrar os responsáveis pelo golpe.

As empresas de vendas diretas, que atuam no sistema chamado “marketing multinível”, muitas vezes são confundidas com pirâmides financeiras. Porém, trata-se de uma atividade legal, pois nela há efetivamente a comercialização de produtos. Além disso, os consumidores não necessariamente precisam se associar como cotistas.

Como reconhecer uma pirâmide financeira:

Outros golpes – O Procon Assembleia lembra ainda que há vários outros tipos de golpes no mercado, como o do botijão de gás com peso abaixo do estipulado, o da revisão fraudulenta das aposentadorias e o dos provedores de acesso à internet, que inclusive já foram temas de alertas emitidos pelo órgão.

Além de ficar atento para não se deixar enganar, o consumidor deve proteger seus familiares idosos, que, muitas vezes, acabam sendo presas fáceis para os golpistas.

ALMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *