Pelo menos dois animais domésticos, um gato e um cachorro, foram mortos, supostamente por envenenamento, em Ituiutaba, Triângulo Mineiro, nesta segunda feira dia 25. Vários outros casos foram registrados no final de semana e em data anterior no último mês.
A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada por moradores da Rua 30 e Avenida 21, onde todos os casos foram registrados.
Diversos moradores da região disseram ter perdido seus animais domésticos.
Uma das solicitantes mostrou o gato ainda agonizando. Segundo ela, este é o sexto gato de que é tutora, morto por envenenamento desde 25 de maio deste ano.
Além do gato, um cachorro também morreu. Os relatos para a PM são de que eles foram mesmo envenenados.
Ainda segundo os solicitantes, eles não são os únicos que tiveram seus animais de estimação mortos em circunstâncias semelhantes.
Outra família da Rua 30 relatou ter perdido uma gata e uma cadela Shitzu. A gata saiu de casa no sábado e voltou passando mal. Ela vomitou, estava desnorteada e chegou a ser levada ao veterinário, onde ficou internada por dois dias, mas morreu. A cadela comeu a substância expelida pela gata e também morreu, antes mesmo de ser levada ao veterinário.
Os casos serão encaminhados para o Ministério Público. Vale lembrar que maus tratos a animais é crime ambiental previsto do artigo 32 da lei 9605/98. A pena prevista é de 3 meses a um ano de detenção e, em caso de morte do animal a pena aumenta de um sexto a um terço.