A Polícia Militar (PM) registrou em Uberlândia na tarde deste domingo, 29 de abril, o 11º ataque a ônibus do transporte público em pouco mais de uma semana. São nove dias e nove ônibus incendiados, além de 2 danificados.
A ação dos criminosos já formou uma onda de ataques e tem deixado a população insegura, pois causa transtornos a passageiros. Nesta última ocorrência, o ônibus da linha A439 (Terminal Planalto/Pequis) trafegava pela Rua Sai Azul, no Bairro Pequis, por volta das 17h30, quando três passageiros anunciaram que ateariam fogo ao veículo. O motorista parou imediatamente e liberou as portas para que os passageiros saíssem.
Um dos bandidos jogou um líquido inflamável de uma garrafa pet e ateou fogo. O ônibus ficou parcialmente queimado. Ninguém se feriu. O trio fugiu a pé. Enquanto isso, populares apagaram as chamas usando baldes e mangueiras das casas próximas ao local.
Ataques anteriores
No primeiro ataque, no dia 20 de abril, dois criminosos atearam fogo em um ônibus na Avenida Sílvio Rugani, Bairro Tubalina. O veículo foi completamente destruído.
No dia seguinte, um ônibus foi atacado dentro da garagem no Bairro Santa Luzia. Criminosos atearam fogo em seu interior, mas outros motoristas que estavam no local conseguiram combater as chamas.
O terceiro caso ocorreu na madrugada de domingo, quando quatro homens atacaram a sede de uma das empresas que prestam o serviço na cidade, no Bairro Marta Helena. Eles jogaram diversas garrafas com líquido inflamável no local e fugiram. Os próprios funcionários conseguiram apagar o incêndio. Dois veículos sofreram pequenos danos, somando 4 veículos danificados.
O quarto caso foi registrado na Rua Felisberto Carrijo, no Bairro Patrimônio, na noite de segunda-feira, 23. O veículo estava sem passageiros e dava a última volta antes de ir para a garagem. Dois bandidos interceptaram o ônibus, mandaram o condutor descer e despejaram dois galões de combustível. Este foi o 5º veículo. Ele foi todo tomado pelas chamas.
Na tarde de terça-feira, 24, o 6º alvo de incêndio foi um ônibus que faz a linha A328, na Rua Líder, no Bairro Laranjeiras. Este também teve perda total.
Mais três ônibus do transporte público de Uberlândia foram atacados na última quarta-feira, 25. Os alvos eram veículos que circulavam pelos Bairros Canaã (linha A102), Jardim Ipanema (linha A229) e Oswaldo Rezende. Nenhuma pessoa ficou ferida.
No Bairro Jardim Canaã os criminosos usaram uma barra de ferro e tentaram atear fogo ao veículo, mas não conseguiram. Mais tarde, por volta das 22h, um coletivo foi incendiado no Bairro Jardim Ipanema e ficou completamente destruído. Menos de uma hora depois, outro ônibus foi incendiado, no Bairro Osvaldo Resende.
Até agora, cinco pessoas foram presas e três adolescentes apreendidos por suspeita de envolvimento. Cinco deles já têm passagem pela polícia.
Dos nove ônibus atacados, cinco ficaram completamente destruídos pelo incêndio, dois foram parcialmente destruídos.
Em outras duas ocorrências anteriores, outros dois ônibus não chegaram a ser incendiados, mas tiveram danos estruturais.
O comando da PM de Uberlândia fez reuniões para tentar achar soluções no combate e prevenção aos crimes, inclusive com a participação do Ministério Público.