Você sabia que quando a pizza surgiu era considerada um alimento dos pobres? A receita era comercializada nas ruas da cidade de Nápoles, localizada no sul da Itália, vendida em barraquinha a beira das ruas.

Demorou para que caísse no gosto da elite italiana. A comida chegou a se popularizar no Brasil antes mesmo do que no país de origem da receita, no entanto, os pizzaiolos brasileiros fizeram diversas adaptações à culinária do país.

Inicialmente consumida pela população mais pobre da Itália, especialmente operários do Sul do país, a pizza demorou para agradar as classes mais abastadas. Vendida nas calçadas da cidade de Nápoles, a refeição chegou ao Brasil antes mesmo de se popularizar no país de origem.

“Até o primeiro terço do século XX, mesmo na Itália,
o hábito de comer pizza permaneceu praticamente
restrito a Nápoles – para se ter uma ideia, a primeira
pizzaria de Milão foi inaugurada somente em 1929.”

(Uma Fatia da Itália, pg. 19)

A pizza desembarcou por aqui na década de 1910, com a vinda dos italianos do Sul que, diferentemente dos moradores da região Norte, preferiam a vida na cidade ao invés do campo. Longe de casa, faziam pizzas de forma improvisada para matar a saudade da comida italiana.

Em território brasileiro, o prato passou por uma transformação em função da carência de ingredientes e limitações técnicas. Da massa ao tipo de forno, passando pelas coberturas, tudo mudou ao longo do tempo. Enquanto os pizzaiolos italianos adicionavam molho, queijo e algumas folhas de manjericão, os brasileiros adicionavam à receita outros ingredientes que tinham à disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *