Quanto mais eu doo, mais eu ajudo. Este é o lema da campanha do projeto Voluntários da Esperança, que vai até o dia 10 de dezembro e busca arrecadar alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas, calçados, cobertores, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza.

O projeto existe desde 2016 e é um grupo desvinculado do poder público formado por pessoas da sociedade civil que compartilham de um mesmo ideal de vida: auxiliar aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social no município de Uberlândia.

De acordo com o coordenador do projeto, Leonardo Pereira, a meta é arrecadar 2 toneladas de alimentos na campanha Natal Solidário. “Neste primeiro momento estamos fazendo a arrecadação para logo após fazermos a triagem e seleção das famílias que serão atendidas com as doações da campanha. A estimativa é que possam ser contempladas aproximadamente 500 famílias com as doações arrecadadas pelos voluntários durante o mês de novembro e dezembro”, disse ele.

Ele afirma ainda que o trabalho não consiste em apenas repassar as doações, mas em promover transformações sociais. “Prover o alimento, a roupa, o cobertor ou o brinquedo é muito fácil, pois estamos em meio a uma população solidária. Nosso papel vai muito além disto: precisamos dar carinho, atenção, uma palavra de conforto amiga, além de verificar se essas pessoas precisam de atendimento médico, reinserção social, inserção no mercado de trabalho. Enfim, um verdadeiro resgate social”, explicou.

Segundo Pereira, as ações sociais têm se intensificado nos últimos anos com o agravamento da crise econômica brasileira. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afirmam que cerca de 7 milhões de brasileiros ainda passam fome no país e muitos outros têm alimentação insuficiente. Já em um levantamento realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mais de 100 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil. De acordo com a pesquisa, os números mais recentes são de 2015, com o aumento do desemprego nos últimos anos, os índices podem ser ainda maiores.

“A situação social da nossa população está caótica. Em Uberlândia nunca se viu tantas pessoas em situação de rua. O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) aponta mais de 1,4 mil uberlandenses nesta condição. Apenas em março deste ano foram 160 novos moradores”, complementou ele.

Além da arrecadação de doações, o projeto social está em busca de novos voluntários. O trabalho, que não se baseia em ideologias e denominações religiosas, estimula a propagação de atitudes de valorização da vida e de amor ao próximo. Os Voluntários da Esperança compartilham do lema “Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, de Mahatma Gandhi.

“As pessoas estão muito acostumadas a reclamar dos problemas, porém nada fazem. Mas é muito simples: a mudança começa em nós. Desta forma, contribuímos de forma efetiva para as transformações na nossa própria sociedade”, complementou o idealizador do projeto.

Além da campanha Natal Solidário, ainda são realizadas campanhas para arrecadação de materiais escolares para crianças carentes, brinquedos para o dia das crianças, entre outras campanhas sazonais no decorrer do ano.

Interessados em contribuir ou em ser voluntários, podem entrar em contato no telefone (34) 998893435.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *