No fim da tarde desta quarta-feira, 7, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 decidiu que Uberlândia não irá mais aderir as deliberações estabelecidas no programa Minas Consciente. A partir de agora o que será seguido é o Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas durante o Período de Pandemia de Covid-19, que tem três fases: rígida, intermediária e flexível.
A decisão de que Uberlândia não iria continuar seguindo o plano do Governo Estadual foi pauta de reuniões do comitê do dia 24 de setembro ao dia 6 de outubro, desde que o Tribunal de Justiça decidiu que os municípios não seriam mais obrigados a aderir ao programa Minas Consciente. Apesar de serem planos diferentes, ambos possuem três fases similares. Confira:
Plano Municipal
- Fase Rígida – caracterizada pela cor vermelha, em que será permitido o funcionamento das atividades relacionadas, com ou sem restrições de dias e horários e seguindo protocolos de biossegurança;
- Fase Intermediária – caracterizada pela cor amarela, em que será permitido o funcionamento das atividades relacionadas, com ou sem restrições de dias e horários de funcionamento e seguindo protocolos de biossegurança;
- Fase Flexível – caracterizada pela cor verde, em que será permitido o funcionamento das atividades relacionadas, com ou sem restrições de dias e horários de abertura e seguindo protocolos de biossegurança.
Minas Consciente
- Onda vermelha – serviços essenciais;
- Onda amarela – serviços não essenciais;
- Onda verde – serviços não essenciais com alto índice de contágio por Covid-19.
Uberlândia entrou na onda amarela do programa Minas Consciente no dia 10 de agosto e agora passará a seguir as regras da fase intermediária do Plano Municipal, que já estão valendo. Além das atividades essenciais que já podiam abrir na fase rígida, nessa nova etapa os seguintes serviços também são permitidos:
Clique aqui para ver a lista completa do que pode ou não abrir.