A chuva forte que caiu no início da noite de terça-feira, 8, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, deixou a cidade literalmente debaixo d’água nos principais pontos críticos de alagamento. Foram quase 90 milímetros durante cerca de duas horas. Entre 18h e 19h choveu 62,2mm e entre 19h e 20h, 23mm.
A área central foi um dos locais mais atingidos. Nas temidas Avenidas Rondon Pacheco e João Naves de Ávila houve registros de veículos sendo arrastados pela correnteza.
A inundação chegou rapidamente nos locais, que são pontos de convergência de inúmeras vias transversais. Diversos motoristas precisaram parar os carros sobre os canteiros centrais, calçadas, entradas de empresas e postos de combustíveis.
Um vídeo registrado por cidadão mostra um motociclista sendo arrastado com o veículo. Em vários momentos a água cobria a vítima, que em alguns minutos conseguiu se agarrar a um coqueiro e se salvar.
Vários carros foram arrastados com pessoas dentro. Um motorista registrou a cena de dentro do automóvel. A água chegou na altura da metade da janela e a forte correnteza passava por cima do carro pelo vidro da frente.
A situação é comum em Uberlândia toda vez que chove forte. A orientação da Defesa Civil é que as pessoas evitem trafegar em vias alagadas e aguardem o fim das chuvas em local seguro. A cidade está em alerta amarelo devido à previsão de fortes chuvas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta semana, os moradores dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro devem esperar fortes chuvas. O instituto explica que os temporais ocorrem devido à zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – fenômeno caracterizado pelo acúmulo de nuvens – entre as regiões Norte e Sudeste. A previsão é de temporais acompanhados de granizo e rajadas de vento.
No caso de situações de emergência, os moradores devem ligar para os Bombeiros (193), PM (190) ou para o próprio órgão (199). No sábado (5), a cidade também foi atingida por um temporal.