Os interessados em buscar uma formação de nível técnico devem ficar atentos. Está publicado no site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) o edital 011/2019, que seleciona estudantes para cursos técnicos na área de Redes de Computadores e Agropecuária. As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e terminam nesta quinta-feira, 27. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.iftm.edu.br/ingresso, na aba “Técnico 2019/2”, e preencher os campos solicitados.
Os cursos são ofertados em dois campi diferentes do IFTM: o de Redes de Computadores acontece no Campus Uberlândia Centro, no bairro Morada da Colina, e o curso técnico de Agropecuária é ofertado no Campus Uberlândia, localizado na Fazenda Sobradinho, na Zona Rural. Os dois cursos são da modalidade concomitante ao Ensino Médio. Isso significa que o interessado faz apenas o curso técnico no IFTM, enquanto o Ensino Médio deve ser completado em outra instituição.
Ambos os cursos têm duração de 1 ano e seis meses, sendo que o de Redes de Computadores é ofertado no período da tarde e o curso de Agropecuária acontece pela manhã. Para concorrer ao curso de Redes, o interessado deve estar cursando, no mínimo, o 1º ano do Ensino Médio, enquanto para o curso de Agropecuária é exigido que o candidato esteja cursando o 2º ano do Ensino Médio. Também podem concorrer candidatos que tiverem completado o Ensino Médio.
Vagas reservadas
Do total geral de vagas, o IFTM disponibiliza 60% para vagas reservadas, 35% para a ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência. As vagas reservadas são divididas por categorias, de acordo com critérios de renda, etnia e período do Ensino Fundamental cursado em escola pública. As regras para concorrer em uma das faixas de vagas reservadas estão listadas no item três (3), oito (8) e nove (9) do edital. É importante ressaltar que o candidato deve ler atentamente o edital antes de efetuar sua inscrição.
Seleção e resultado
A seleção dos candidatos será feita por meio de análise do histórico escolar do inscrito. Serão consideradas as notas obtidas no último ano/série do ensino fundamental nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. As regras de classificação constam do item 10 do edital.
Para efetuar sua inscrição, o candidato deve enviar os documentos exigidos conforme sua modalidade, de forma legível, para o e-mail: ingresso@iftm.edu.br, conforme orientações contidas em edital. O candidato que não efetuar o envio dos documentos até o dia 27 de junho será automaticamente desclassificado deste Processo Seletivo.
A previsão é que a lista de candidatos com inscrições validadas seja divulgada no dia 02 de julho, enquanto e o resultado final oficial, convocando os aprovados para matrícula, seja divulgado no site www.iftm.edu.br/ingresso no dia 11 de julho.
Curso técnico em Redes de Computadores
O curso se destina a todos aqueles que se identificam com as áreas de informática, redes de computadores e segurança da informação e que pretendem atuar diretamente neste mercado de trabalho. O profissional de redes de computadores tem um amplo campo de atuação, podendo trabalhar como técnico de suporte em informática de pequenas empresas, ou no setor de Tecnologia da Informação de grandes corporações. O técnico em redes também pode atuar como profissional autônomo e empreendedor, prestando serviços de suporte técnico especializado em configuração, instalação e segurança de redes para empresas do setor público ou privado.
Curso técnico em Agropecuária
O Curso Técnico em Agropecuária é voltado para a formação de profissionais que atuam nas atividades agrícolas e zootécnicas. O Técnico em Agropecuária formado pelo IFTM Campus Uberlândia é um profissional habilitado para atuar em qualquer etapa da cadeia produtiva agropecuária, seja no fornecimento de recursos produtivos, venda de máquinas e equipamentos, prestação de serviços, crédito rural. Também pode atuar no planejamento, execução, acompanhamento e fiscalização de projetos agropecuários, administração propriedades rurais, realização levantamentos topográficos, elaboração e monitoramento de programas preventivos de sanitização da produção animal, vegetal e agroindustrial e atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa em uma área do mercado brasileiro que não para de crescer.