Mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, febre chikungunya e Zika

Em boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 25, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) atualizou os casos prováveis de dengue, zika e chikungunya no estado. Segundo o documento, Uberlândia, Araguari e outras cidades do Triângulo Mineiro apresentam ocorrências das três doenças.

De acordo com os dados da secretaria, existem 66.629 casos suspeitos de dengue em todo o estado, números que podem ser comparados com as epidemias que ocorreram em Minas Gerais nos anos de 2010, 2013 e 2019, mas sem a mesma intensidade das duas últimas.

Até esta segunda-feira, Uberlândia conta com 7.582 casos suspeitos de dengue, enquanto que Araguari registra 1.324 possíveis ocorrências. Segundo a SES-MG, as duas cidades estão com incidência muito alta da doença, pois ultrapassam os 500 casos prováveis por 100 mil habitantes.

Outras cidades da região também registraram possíveis casos de dengue, como Prata (656) Ituiutaba (586), Monte Carmelo (367), Monte Alegre de Minas (46), Indianópolis (18) e Tupaciguara (8).

Chinkungunya e zika

Araguari também registra casos possíveis de chikungunya, doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti: 76 ocorrências suspeitas. Já Uberlândia conta com 23 casos prováveis. A incidência da doença nas duas cidades é considerada baixa.

Já com relação à zika, Uberlândia apresenta 10 casos possíveis da doenças, enquanto que Prata conta com seis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *