A Secretaria de Estado de Saúde em Minas Gerais confirmou a morte de macacos por febre amarela em Uberlândia, Cascalho Rico e Araxá. O resultado da amostra colhida dos animais deu positivo e foi divulgado no boletim de sexta-feira, 3. Outros municípios da região também tiveram confirmações de mortes de macacos pela doença, como Uberaba, Ibiá e Sacramento.
Em Uberlândia três macacos foram encontrados mortos e submetidos a exames pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro através do Ministério da Saúde. O primata achado na zona rural morreu por febre amarela. A Prefeitura de Uberlândia iniciou uma ação preventiva em alguns bairros da cidade, de vacinação contra a doença para evitar contaminação.
De acordo com a PMU, a vacinação será intensificada na zona rural e sendo oferecida nas unidades de saúde, mas confirma que ainda não há nenhum caso suspeito da doença em humanos no município.
Leia a nota enviada à imprensa pela Secretaria Regional de Saúde, confirmando a epizootia para febre amarela por critério laboratorial.