Depois de uma série de adiamentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Triângulo Norte foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira, 26, em Uberlândia. Os trabalhos começam, de fato, no próximo dia 3 de julho.
Os prefeitos e secretários dos municípios que fazem parte do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergência (Cistri), responsável por administrar o Samu Triângulo Norte, compareceram ao evento. O secretário estadual de Saúde, Nalton Moreira da Cruz, também esteve presente na solenidade e falou a respeitos dos investimentos feitos para a implantação do serviço.
“O estado investiu para a instalação do Samu na região o valor de 6,8 milhões para equipamentos e mais 3,8 milhões para compra das ambulâncias. Nós temos no estado vários Samus funcionando e nenhum deles deixou de funcionar por falta de recurso. E esses que foram inaugurados recentemente, vamos dar prioridade para o funcionamento dos mesmos”, afirmou o secretário.
Quem também enalteceu a inauguração oficial do Samu foi Marcos Coelho, prefeito de Araguari e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), que também administra o Cistri.
“O que acontece com o Samu é um atendimento mais rápido, é isso que Araguari tava precisando. Não só Araguari, mas toda a região”, afirmou.
Uberlândia, em um primeiro momento, não aderiu ao serviço, mas a possibilidade não foi completamente descartada pelo prefeito. Ainda assim, o secretário de Saúde do estado lamentou a ausência do município do Samu.
“Infelizmente, é uma decisão de Uberlândia, do município, não participar. O gestor é quem decide pelo município”, disse Nalton Moreira.
Os municípios que serão atendidos pelo serviço são: Araguari, Cascalho Rico, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Monte Alegre de Minas, Prata, Nova Ponte, Patrocínio, Monte Carmelo, Coromandel, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Grupiara, Estrela do Sul, Romaria, Iraí de Minas, Ituiutaba, Campina Verde, Santa Vitória, Gurinhatã, Ipiaçu, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Canápolis e Centralina.
Ajuda para o Corpo de Bombeiros
No evento, as pessoas que foram aprovadas em concurso organizado pelo Cistri para trabalhar no Samu Triângulo Norte também estiveram presentes. Eles deram início ao treinamento organizado pelo Corpo de Bombeiros para realizar ajustes finais.
O Tenente Coronel Casarin acredita que o Samu será fundamental para ajudar o serviço do Corpo de Bombeiros na região.
“Essa integração visa essa questão. A partir do momento que você tem uma regulação médica, e que na verdade, o atendimento pré-hospitalar tem que haver uma regulação médica, isso é importante também para o nosso serviço perante a sociedade”, disse.
Informações: Amanda Carvalho