Há 30 anos, o Brasil e o mundo celebram a luta contra aids. Da década de 1980 até os dias de hoje, o Brasil coleciona motivos para celebrar a data. Os antirretrovirais são distribuídos gratuitamente na rede pública, novas formas de testagem foram criadas, como o teste rápido, que em até 30 minutinhos o resultado fica pronto e já é disponibilizado em todos os postos de saúde do país, e o tratamento também foi marcado por avanços e vitórias. Mas, apesar do tabu estar sendo quebrado diariamente, ainda existem dúvidas frequentes sobre a doença e a forma de transmissão do HIV. É por isso que o Werciley Júnior, infectologista, vai esclarecer algumas perguntas sobre o tema. A pessoa que tem HIV, consequentemente tem aids?
“Não, isso não ocorre. Quando você fala que é uma pessoa com aids, você está dizendo que ele está com doenças oportunistas. Então, nesse caso, você tem uma diferença em portar o vírus ou o vírus ter causado imunodeficiência, ou seja, ter baixado sua imunidade. Então tem diferença em ser portador e ter a aids, são coisas distintas.”

Durante a masturbação a dois, é possível transmitir o HIV?

“Acaba sendo um meio de contágio sim, porque durante a masturbação pode ser ejaculação, e com isso ter contato da secreção seminal com mão na mão, e a mão se tiver algum corte, ferida ou sangramento naquele momento, isso é uma porta de entrada para ter contaminação.”

Portanto, não se descuide. Não se esqueça de usar camisinha, e conheça as outras formas de prevenção combinada, disponíveis no SUS, e proteja-se. É importante que todo mundo participe desse combate e esteja em dia com a saúde. Trinta anos do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Uma bandeira de histórias e conquistas. Saiba mais em aids.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Agência do Rádio Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *