Uma boneca chamada Momo foi um dos assuntos mais comentados deste início de semana. Isso porque a personagem, que tem uma aparência bem assustadora, está no meio de alguns vídeos infantis na internet mandando mensagens paras as crianças, inclusive com instruções de como cometer suicídio.
À primeira vista, conteúdo para entretenimento infantil, inocente, acima de qualquer suspeita. De repente, a cena original é cortada e surge na tela a figura aterrorizante de uma boneca. Ela se apresenta e pede para a criança que assiste buscar objetos cortantes pela casa para mutilar os próprios pulsos.
Momo foi criada por um artista plástico japonês e, por conta da aparência estranha, acabou sendo recrutada para o mal. O desafio da Momo, que estimula o suicídio infantil, está aterrorizando pais ao redor do mundo. Há vários relatos na internet. E a preocupação é geral.
Não faz muito tempo as ruas da cidade viviam cheias de crianças, brincando de jogar bola, pique esconde, andando de bicicleta. Com medo da violência crescente, os pais passaram a trancar os filhos dentro de casa, julgando que ali estavam protegidos. Aos poucos eles começam a perceber que o perigo também pode estar dentro de casa. E é preciso estar atento ao que os filhos vêem na internet.
A psicóloga parental Jéssica Lopes afirma que criança precisa ficar sob supervisão. Não é momento de descanso e é preciso que os pais orientem filhos sobre conteúdos impróprios. Segundo a especialista, as mensagens ocultas nos vídeos podem sim induzir as crianças a se ferir.
Confira na reportagem de Divino Silva