A secretaria de Saúde da Prefeitura de Uberlândia iniciou, na última quarta-feira, 17, a imunização de alunos das redes municipal e estadual de ensino contra o vírus HPV. A ação abrange meninos com idades entre 11 e 14 anos de idade e meninas entre nove e 15 anos.

A medida é uma forma de combater qualquer propagação do vírus do papiloma humano, o outro nome dado ao HPV, que é altamente contagioso e pode causar câncer de colo do útero, de vulva, pênis e garganta, além de causar verrugas genitais.

No início deste ano, uma ação semelhante e com o mesmo intuito ocorreu em Uberlândia, em que 5,293 adolescentes foram imunizados e 5,193 estava com as doses em dia. No entanto, outros 14,822 não levaram o cartão de vacinação e deixar de ser vacinados contra o vírus.

Em entrevista para o programa Conexão Vitoriosa, Cláubia Oliveira, coordenadora do programa de imunização da prefeitura de Uberlândia, lembra que a vacina combate os quatro principais vírus que resultam no câncer de colo de útero e que a cobertura vacinal no município está abaixo do ideal.

“Infelizmente, nossa cobertura vacinal pra meninas está em torno de 50%, e nos meninos em torno de 30%. Nossa meta seria imunizar, pelo menos, 80%, tanto de meninos quanto de meninas”, disse.

Oliveira explicou que a vacina está disponível durante o ano todo na rede pública de saúde que ação nas escolas é uma forma de facilitar a vida dos pais e reforça a importância da imunização.

“A gente tem que lembrar que é prevenção. Vacina é a melhor, e nesse caso, a única forma de prevenção, não existe outra forma de prevenir o câncer no colo do útero”, disse.

Informações: Anderson Magrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *