
Tá bravo? De mau humor? Tire uma soneca que passa. Foi o que descobriram pesquisadores da Universidade de Hertfordshire, do Reino Unido: investir um período do dia para cochilar pode trazer felicidade.
Pesquisas anteriores mostravam que cochilos de menos de 30 minutos nos tornam mais focados, produtivos e criativos. Nesta nova pesquisa, foi descoberto que a soneca faz mais que isso, ela permite que a gente seja mais feliz. É o que afirma Richard Wiseman, autor do estudo, ao site Medical Xpress.
O ideal para conseguir efeito positivo das sonecas é fazer até 30 minutos durante o dia, mais que isso pode ser prejudicial.
A pesquisa
A pesquisa online contou com a participação de mais de 1.000 pessoas e foram avaliados os níveis de felicidade em relação ao período de sono durante o dia.
Os participantes foram divididos em três grupos: aqueles que não cochilavam, aqueles que tiravam sonecas de 30 minutos ou menos e os que dormiam por períodos mais longos.
Os resultados mostraram que 66% dos que cochilavam por até 30 minutos relataram sentirem-se mais felizes. O grau de felicidade caiu para 60% entre os que não dormiam e para 56% entre os que dormiam mais de meia hora.
Em uma escala de 0 a 5 de felicidade, os cochilos mais curtos atingiram 3,67, contra 3,53 dos inexistentes e 3,44 das sonecas de maior duração.