Uma pesquisa realizada pela Banca do Ramon, um dos mais tradicionais empórios de São Paulo, mostra que os brasileiros consideram alho (46%), cebola (19,5%) e pimenta (5,4%) como temperos indispensáveis na hora de preparar a refeição.

O estudo intitulado “Hábitos alimentares dos Brasileiros – preferências, dietas e tendências de consumo” mostra que os entrevistados estão optando por temperos que possuem princípios ativos, substância que exerce efeito farmacológico, o que é ótimo para a saúde. “Para usufruir desses princípios ativos encontrados nos temperos, é necessário saber como usa-los no preparo das refeições para que não sejam eliminados. Os temperos naturais possuem ações anti-inflamatórias, antioxidantes, calmantes, estimulantes, cicatrizantes e antibióticas. Já os que são industrializados possuem altos níveis de sódio, além dos aromatizantes e corantes”, explica a nutricionista da Banca, Nathália Gazarra.

Veja os benefícios dos temperos

Alho

Esse é um dos queridinhos dos brasileiros na hora de cozinhar, e é muito poderoso e saudável, para se ter uma ideia, algumas civilizações como os egípcios, gregos e romanos exaltavam o alho por causa de seu poder medicinal. Ele é antioxidante, anti-inflamatório, previne doenças cardiovasculares, além de combater vírus, bactérias e fungos. “É rico em alicina, substância responsável pelo forte odor, e possui vitamina A, B1, B2, C, e alguns outros minerais como o enxofre e cálcio. Para obter todos os benefícios do alho, o recomendado é consumir três dentes de alho por dia, para isso, é só picá-lo durante o preparo das refeições e temperar a comida”, explica a especialista.

Cebola

A cebola também é indispensável, principalmente na hora de preparar um arroz, feijão ou pôr na salada. É muito nutritiva, rica em fibras e tem vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C. De acordo com Gazarra, a cebola também conta com cálcio, fósforo, ferro, magnésio, selênio, sódio e potássio. “Assim como o alho, a cebola ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, ajuda na recuperação de resfriados, e também contribui na prevenção do câncer, trombose, anemia e minimiza o envelhecimento da pele”, comenta.

Pimenta

Para quem gosta de uma comida com sabor mais acentuado, não dispensa uma boa pimenta. É rica em capsaicina, um antioxidante e anti-inflamatório que ajuda a aliar dores e melhora a digestão e quanto mais forte o sabor da pimenta, mais capsaicina ela contém. Além desses benefícios, a especiaria ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta a libido, age como anti-inflamatório e atua como antioxidante, prevenindo alterações nas células. Podem ser usadas para diferentes receitas, seja para temperar peixes, carnes, feijoadas, pratos com legumes, frangos, e é usada até mesmo em bebidas. Ou seja, motivos para consumir mais pimenta não faltam.

Alguns outros temperos

Além do alho, cebola e pimenta, que foram os temperos mais citados pelos brasileiros na pesquisa da Banca do Ramon, algumas outras especiarias também são muitos saudáveis e deveriam ser utilizadas mais vezes nos preparos das refeições. Confira:

Salsa

A salsa ou a salsinha possui vários benefícios e por isso deveria ser mais utilizada diariamente. Tem propriedade diurética que ajuda a prevenir retenção liquida e promove uma limpeza, desintoxicando o corpo. Alguns dos principais benefícios que a salsa apresenta, são:
•Ação anti-inflamatória;
•Controle de açúcar no sangue;
•Combate anemia;
•Alivia constipação intestinal;
•Possui ação rejuvenescedora.

Cebolinha

Com um perfume fácil de reconhecer, a cebolinha quando acrescentada a comida dá um gostinho a mais. Essa planta que é utilizada como tempero faz parte da família dos vegetais e ervas. Seus benefícios são inúmeros e por ter vitamina A, acaba sendo, sem sombra de dúvida muito útil a saúde. “É uma planta que serve como tempero para vários pratos. É recomendado acrescentar na refeição apenas no final do preparo para manter as propriedades nutricionais”, recomenda a nutricionista.

Principais benefícios são:
•Fortalecimento do sistema imunológico;
•Retarda o envelhecimento;
•Ajuda no crescimento do cabelo;
•Melhora a saúde ocular;
•Ação antioxidante.

Louro

De origem mediterrânea, o louro é usado para fins culinários e medicinais, isso porque oferece uma série de benefícios ao corpo. Suas folhas são comumente utilizadas para a preparação de chás, e, também, para temperar comidas, como o feijão, por exemplo.

Principais benefícios são:
•Combate gases;
•Alivia cólicas;
•Tem ação anti-inflamatória;
•Ajuda a regular o ciclo menstrual;
•Ajuda na digestão.

Fonte: Banca do Ramon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *