Um ofício expedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia determinou a suspensão das atividades do Fórum da cidade nesta terça-feira, 20, feriado do Dia da Consciência Negra.
O Fórum teria expediente normal nesta terça-feira. A juíza Maria Elisa Taglialegna, diretora do foro, tomou a decisão como forme de cumprir uma legislação que determina que o poder judiciário de um município só pode ter as atividades suspensas em, no máximo, quatro feriados municipais por ano.
Por conta da decisão, a presidente Comissão da Promoção de Igualdade Racial da OAB de Uberlândia, Edilaine Silva, com o apoio da presidente do órgão na cidade, Ângela Botelho, protocolou um ofício que determinava a suspensão das atividades do Fórum.
Duas justificativas foram dadas: a primeira era de que outros órgãos, como o Ministério Público do Trabalho, e o comércio da cidade não funcionariam em virtude da data. E a segunda é o Decreto Municipal 17.366/2017, que determinou o Dia da Consciência Negra como feriado em Uberlândia.
Com o ofício em mãos, Maria Elisa Taglialegna decidiu voltar atrás da decisão anterior e optou por suspender o expediente no Fórum da cidade nesta terça-feira.
“A importância disso é um ganho, para a comunidade negra, pra celebrar esse dia, que é o dia de Zumbi dos Palmares”, disse Edilaine Silva, em entrevista ao vivo para o programa Chumbo Grosso.
Informações: Rodrigo Silva