A BR-365 foi completamente bloqueada no km 613,9 da BR-365, ao lado do Bairro Dom Almir, em Uberlândia. Moradores de uma ocupação no Bairro Prosperidade disseram à nossa equipe que estão manifestando por energia elétrica. Segundo eles, a Cemig cortou o fornecimento de energia nesta manhã de quinta-feira, 16, na localidade. O local da manifestação é próximo à subestação da Companhia Energética.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto bloqueou totalmente o fluxo de trânsito, e gerou um enorme congestionamento de veículos. Nem mesmo motociclistas passavam.
Segundo Jailson Alves, um dos organizadores do movimento e representante da comunidade, eles já contam com asfalto, rede de esgoto e água encanada, mas não têm energia e, por isso, constantemente fazem ligação clandestina, o chamado “gato”. Hoje pela manhã o fornecimento foi cortado deixando, de acordo com ele, 8 famílias sem luz elétrica.
Aproximadamente 30 pessoas estiveram no local desde 10h da manhã. Elas colocaram galhos de árvores secas e pneus e atearam fogo.
Os motoristas precisaram fazer o desvio pelo Anel Viário ou pela BR-050, próximo ao Parque do Sabiá. O trânsito foi liberado ao meio dia.