O Ministério Público Federal (MPF) fez uma recomendação à Universidade Federal de Uberlândia para que a instituição de ensino aumente o número de vagas para estacionamento nos campi Santa Mônica e Umuarama. Além disso, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) também já começou a autuar motoristas e apreender veículos nos dois locais.
A recomendação foi feita pelo procurador da república Cléber Eustáquio, que explicou que diversas reclamações de desrespeito às leis de trânsito nos dois campi foi um dos motivos da medida.
“Houve várias reclamações e lá dentro, é um território sem lei, na verdade, por que ninguém respeita nada. E como é uma via pública, como qualquer outra, tem que ser respeitada a legislação de trânsito. Como é uma área pública, foi pedido ao Ministério Público que o Settran fiscalize”, disse o procurador.
João Jorge Ribeiro Damasceno, prefeito universitário, explicou que a UFU irá acatar a recomendação, admitiu que os campi da universidade possuem um problemas com relação ao número de vagas disponíveis e que a instituição deve tomar medidas em breve para solucionar a questão.
“Temos que aumentar em torno de 200 vagas em cada um dos campi, no Umuarama e no Santa Mônica. Quando a UFU foi instituída, não tínhamos nenhuma restrição de número de vagas por metro quadrado. Agora, temos que tentar chegar a um número mais adequado para que nossos usuários não fiquem descobertos com a legislação municipal”, disse.
Para ilustrar o problema, o Campus Santa Mônica possui 1783 vagas disponíveis, mas cerca de 7,2 mil carros circulam pelo local diariamente. A ideia da universidade é aumentar esse número para 2 mil.
Já o Campus Umuarama tem 839 vagas de estacionamento no momento. O objetivo da UFU é oferecer mil vagas em breve. O prefeito universitário também afirmou que a universidade já está tentando buscar recursos para realizar as obras necessárias.
De acordo com Cléber Eustáquio, a universidade pediu um prazo de 90 dias junto ao Ministério Público para estudos e adequação.
Fiscalização do Settran
Há aproximadamente uma semana, agentes do Settran já estão fazendo a fiscalização nos campi da UFU. A maior parte das infrações são aplicadas contra motoristas que param em vagas destinadas a idosos e deficientes.
“Essa é realmente uma coisa que eu, inclusive, apoio que (motoristas) sejam autuados”, afirmou o prefeito universitário.
Informações: Camila Rabelo