Com a chegada do período chuvoso, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico intensificam os trabalhos de repovoamento dos espaços públicos de Uberlândia. Nesta sexta-feira (22), foi a vez da avenida Nicomedes Alves dos Santos ser contemplada com a ação. O resultado foi o plantio de mais de 60 novas mudas no canteiro central da via, na altura do bairro Morada da Colina.
Mais de 200 mudas em 20 dias
Desde o início do mês, a Prefeitura consolidou o plantio de mais de 200 mudas no município. Locais como o Parque Municipal Victório Siquierolli, Praça de Esportes (UTC), Praça Morumbi e Residencial Pequis se tornaram palco da ação, que prioriza árvores frutíferas e nativas do cerrado. Desta vez, a iniciativa contemplou mudas de ipês de diferentes cores na avenida Nicomedes. Uma proposta que, segundo o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Alves de Paula, favorece ainda mais o paisagismo local.
“Aproveitamos o período das chuvas, quando o solo está mais propício para esse serviço. É uma forma de recuperar a área verde do nosso município, sem comprometer o ir e vir da população, com o cultivo de espécies adequadas para cada local, além de aprimorar o paisagismo do espaço público com a arborização. Seguimos nosso cronograma normal de atividades, intensificando as ações em praças, parques e canteiros”, disse.
Mais árvores, menos transtornos
Os trabalhos são desenvolvidos em duas vertentes. Enquanto uma equipe multidisciplinar composta por geógrafos, engenheiros agrônomos, biólogos e outros profissionais intensifica o monitoramento periódico de árvores durante o período chuvoso, outra especializada se dedica ao plantio e replantio de mudas em locais adequados para cada espécie. Ainda de acordo com a secretaria, o objetivo é que todos os setores do município sejam contemplados com a arborização.