Para garantir que todos os estabelecimentos comerciais cumpram as determinações do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia tem intensificado as ações de fiscalização.
Durante o último final de semana, o Procon recebeu 649 denúncias por meio do Zap da Prefeitura e encerrou dez festas com aglomerações. A ação, que conta com o apoio da Polícia Militar (PM), também fechou diversos estabelecimentos por estarem abertos em horários irregulares.
Conforme deliberação publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (19), as atividades comerciais seguem divididas em três grupos, mas os setores com total restrição de funcionamento foram ampliados. Veja a tabela com o funcionamento de cada atividade comercial aqui.
Supermercados e atacarejos seguem sem restrição de dias e horários de funcionamento e para reforçar as recomendações necessárias para a segurança dos funcionários e consumidores, o Procon se reuniu com 73 representantes do setor na sexta-feira (19). Por meio de uma videoconferência, o órgão repassou às orientações vigentes para o período da pandemia em conformidade com deliberações do Comitê.
Denuncie!
Os moradores que perceberam alguma irregularidade podem fazer denúncias pelo 151 ou pelo Zap da Prefeitura (34) 99774-0616. Na plataforma, assim que o solicitante enviar uma mensagem, uma resposta automática aparecerá oferecendo sete opções. Dentre estas, a pessoa deverá escolher a número 3, referente ao Procon. A partir daí, poderão ser feitas denúncias referentes a estabelecimentos abertos irregularmente, aglomeração de pessoas e preços abusivos.
Canais de denúncia:
- Zap da Prefeitura: (34) 99774-0616
- Fale com o Procon: 151
- E-mail: procon@uberlandia.mg.gov.br
- Site: faleprocon.uberlandia.mg.gov.br.