Uberlândia vive uma epidemia de dengue. Segundo dados oficiais da Saúde local, mais de 200 casos da doença são notificados diariamente na cidade. As Unidades Básicas de Saúde estão lotadas de pacientes com sintomas e a espera, segundo os pacientes, chega a um dia inteiro.

Em uma coletiva recente com a imprensa a prefeitura pediu à população que colabore, limpando os quintais de casa para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti. “Se cada um de nós não fizermos a nossa parte, não tem jeito.”

O recado foi dado durante uma entrevista coletiva. Mas será que o município tem cumprido a parte dele? A população reclama do atendimento nas unidades de saúde.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde já foram notificados em Uberlândia 7.582 casos da doença. O número assusta, mas de acordo com palavras do próprio secretário de saúde a situação é bem pior, pois os números são muito maiores que os divulgados.

“Nós já completamos hoje, às 9h da manhã, 17.800 casos de dengue no município”, disse Gladstone Rodrigues.

Segundo boletim epidemiológico da saúde de MG, a cidade confirmou uma morte por dengue. Mas há outras 7 em investigação.

Para o município o problema é do clima. “Esse ano é um ano atípico, verão pleno, sol, calor, chuva rápida, e mosquito como complicador.”

Se a epidemia vem por conta da estação, o fato é que tanto a população quanto o município têm que fazer o dever de casa.

Na semana passada a TV Vitoriosa noticiou ma situação de risco de dengue em um espaço da Prefeitura, no Bairro Presidente Roosevelt.

Na tarde desta terça-feira, o Mistério Público Estadual recomendou que o  município faça uma campanha mais intensiva de conscientização do combate ao mosquito transmissor do Aedes Aegypti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *