Desde dezembro de 2016, está em vigor no país a chamada Identidade Jovem, também conhecida apenas com ID Jovem. Esse documento possibilita o acesso de jovens, com idade entre 15 e 29 anos, a meia entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de gratuidade em viagens interestaduais.

Para aqueles que desejarem emitir o documento, é preciso baixar um aplicativo para celular ou fazer a requisição pela internet (clique aqui para acessar o site). Para poder fazer parte do programa, ainda é preciso ter renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no cadastro único do Governo Federal.

Depois, é oferecido um código digital, que deve ser apresentado quando a pessoa desejar ter o desconto em eventos e viagens. Uberlândia já é uma das cidades que aderiu ao programa. Segundo a prefeitura, 23 mil jovens do município já estão cadastrados no programa.

Uma das pessoas que está fazendo uso do benefício é o estudante Luiz Barros, de 27 anos. Ele, por exemplo, viajou de ônibus para o Rio de Janeiro, e gastou apenas 123 reais com uma viagem que teria um custo normal de 400. “A passagem de volta eu paguei por 23 reais (valor referente apenas a impostos), e a de ida eu ganhei 50% de desconto”, disse.

Informações no local: Camila Rabelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *