Acontece neste final de semana a 1ª Feira Queijo e Mel, organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) como forma de promover os dois produtos, normalmente encontrados nas mesas das famílias mineiras. O evento acontece no Uberlândia Shopping até o próximo domingo, 5.
A feira conta com a degustação e comercialização de queijos e méis produzidos na região. Segundo Patrícia Freitas, extensionista da Emater, o evento tem com grande objetivo dar visibilidade esses dois produtos, que costumam ser produzidos de forma artesanal, em pequenas propriedades rurais do Triângulo Mineiro.
“É justamente isso: mostrar para os consumidores e a comunidade de Uberlândia e região que aqui no Triângulo Mineiro, quanto região produtora de queijo minas artesanal, nós temos excelentes produtos. E nada melhor que essa feira para que as pessoas possam vir e conhecer o produto”, disse.
E a produção do queijo mineiro realmente passa pelas propriedades rurais da região. É o caso da produtora rural Neusa Rodrigues, que faz o famoso queijo minas artesanal em sua própria casa. E tudo é feito seguindo um rigoroso processo de higiene: nada de produzir o produto sem toucas e botas apropriadas.
E todo o processo leva algum tempo para ser concluído: de acordo com a produtora, o queijo leva de 10 a 15 dias para ficar pronto.
Já a respeito do mel, a produtora Solange Rocha disse que ele pode ser utilizado em uma infinidade de alimentos, diferente do costume popular, que o considera um produto medicinal.
“Pode ser utilizado de várias formas, desde suco a salada de frutas, vários molhos pra carne e salada e até mesmo no sorvete. E acho que muita gente não tem esse conhecimento, mas estamos aí pra mostrar isso pro consumidor”, disse.
Informações: Carlos Vilela