Na manhã desta segunda-feira, 12, os alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) voltaram as atividades normais após um breve recesso previsto no calendário escolar O que surpreendeu alguns estudantes foi a faixa que estava exposta na entrada principal do Campus Santa Mônica.
“Seja bem-vindos calouros, mas a UFU pode não terminar o semestre“, está escrito. Ainda não se sabe quem foi o autor que colocou a faixa, mas funcionários da universidade informaram que o cartaz foi exposto durante a madrugada e não tem vínculo nenhum com membros da instituição. O alerta feito na faixa trata sobre o corte de gastos feitos pelo governo nas universidades federais brasileiras em abril deste ano.
Em nota, a Reitoria da universidade informou que a instituição está comprometida com a busca de condições que assegurem o andamento do segundo semestre letivo de 2019 e que a universidade continua com as atividades acadêmicas.
Leia a nota na íntegra:
A Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), extremamente preocupada com o contingenciamento orçamentário que atingiu as instituições federais de ensino superior, está comprometida com a busca de condições que assegurem o andamento do segundo semestre letivo de 2019 e informa que nossa Instituição continua com suas atividades acadêmicas.
O contingenciamento de recursos para as universidades federais e os aspectos e implicações do projeto “Future-se”, iniciativa apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) aos reitores das universidades e institutos federais em 17 de julho, serão tema de uma audiência pública que será realizada na UFU no dia 27 de agosto.