Estão abertas, desde a última segunda-feira, 6, as inscrições para preenchimento de vagas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia para o ano letivo 2018, bem como a rematrícula de alunos que já estudam nessas unidades. O prazo termina em 17 de novembro.
Izilda Pinho, coordenadora de inspeção escolar, disse que as inscrições podem ser feitas pela internet (clique aqui para acessar o endereço) ou comparecer na escola mais próxima da residência do aluno, com os documentos necessários em mãos. Caso o estudante tenha menos de 18 anos, são os pais ou responsáveis que devem realizar o processo.
Mesmo após realizar a inscrição, vale lembrar que isso não significa que o aluno estará automaticamente matriculado. Aqueles que conseguirem ser contemplados terão de realizar a matrícula entre os dias 11 e 15 de novembro. E o número de vagas varia de escola para escola.
Segundo Izilda, o aluno será contemplado com a vaga se ele atender alguns critérios. “O primeiro critério que tem prioridade na escola é a criança que tem alguma deficiência, desde que apresente um laudo médico. Também temos o critério de irmãos na escola, de zoneamento, renda familiar”, disse.
Problemas de rematrícula
Os alunos que já estudam em alguma unidade da rede municipal também precisam fazer a rematrícula. Mas alguns pais enfrentaram certos problemas.
Por exemplo, na Escola Municipal Eugênio Pimentel Arantes, no Bairro Morumbi, os pais receberam um aviso de que a rematrícula deveria ser feita até o dia 1º de novembro. Mas um pai, que pediu para não ser identificado, alegou que o prazo não foi cumprido.
“A gente teve no dia 1º, na parte da manhã, para fazer a matrícula do meu menino, e eles alegaram que foi até dia 30 a validade. Mas no caderno tinha o recado que até dia 1º podia fazer a matrícula. Questionamos como que faz para o ano que vem, e falou que tínhamos de esperar uma posição da prefeitura, que íamos entrar na lista igual outros alunos novatos”, disse.
Izilda Pinho disse que se algum pai ou responsável perder o prazo para rematrícula, ele deve procurar a escola o quanto antes e solicitar a matrícula.
Informações no local: Camila Rabelo