Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (30) pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou que, dentro de 50 anos, o número de perfis de pessoas mortas no Facebook irá ultrapassar o de usuários vivos.
De acordo com o levantamento, o Facebook conta atualmente com 2,2 bilhões de perfis e ao menos oito mil usuários morrem por dia. Os pesquisadores concluíram que até 2100, a rede social poderá ter entre 1,4 a 4,9 bilhões de perfis de pessoas mortas.
“Nunca antes na história um arquivo tão vasto de comportamento e cultura humana foi reunido em um só lugar. Controlar esse arquivo, em certo sentido, será controlar nossa história”, disse o pesquisador David Watson.
Os pesquisadores delimitaram 2069 como o ano que os perfis de pessoas mortas irão superar os de pessoas vivas.
Recentemente, o Facebook anunciou que utilizará inteligência artificial para identificar os perfis de pessoas que já morreram. O objetivo é evitar que o usuário falecido seja convidado para eventos ou apareça na timeline dos entes queridos.
Ansa Brasil
Como desativar perfil de usuário do Facebook que morreu?
Remoção com e-mail e senha do usuário
O Facebook permite que em caso de morte de um parente ou amigo, o perfil do usuário em questão seja removido. Uma das alternativas, caso a pessoa tenha dados deste usuário como e-mail e a senha – e que o dono da conta tenha autorizado este acesso – para acessar a rede social, é remover o perfil. Para isso, após entrar na conta da pessoa que morreu, vá nas configurações, clicando no ícone de engrenagem que aparece no topo superior à direita da página. Em seguida, clique em “Segurança” e, na parte inferior da página, clique em “Desativar sua conta”. Preencha o formulário e clique em “Confirmar”.
Remoção sem e-mail e senha do usuário
Para remover uma conta do Facebook de um usuário que morreu sem ter nome de usuário e senha, é necessário preencher um formulário, chamado de “Solicitação especial para a conta da pessoa falecida” (clique aqui para acessar). Nesta página, é necessário preencher um formulário. O Facebook pode exigir documentos que provem o grau de parentesco com a pessoa que morreu.
Como transformar a conta em um memorial
Na mesma página em que você preenche um formulário chamado “Solicitação especial para a conta da pessoa falecida” (clique aqui para acessar). Há uma opção, chamada “Como podemos ajudá-lo” e o usuário precisa clicar em “Please memoralize this account” (por favor, crie um memorial com esta conta, em tradução).
Em uma conta memorial, nenhuma pessoa poderá se conectar a esta conta e novos amigos não poderão ser adicionados. Além disso, dependendo das configurações da conta da pessoa falecida, amigos poderão compartilhar recordações na linha do tempo da conta transformada em memorial, de acordo com o Facebook.
Qualquer pessoa poderá enviar mensagens privadas à conta da pessoa falecida e o conteúdo compartilhado pela pessoa falecida como fotos e publicações permanecerá no Facebook e ficará visível ao público. Linhas do tempo transformadas em memorial não aparecem no recurso “Pessoas que você talvez conheça” e em outras sugestões.