Uberlândia registrou diversos problemas na noite desta quarta-feira, 31 de outubro, com a forte chuva que atingiu a cidade. Desde as 18h de ontem até 7h da manhã de hoje, 1º de novembro, foram registrados 39,4 mm de chuva, conforme registrado pelo INMET/UFU.
Um dos setores mais afetados foi o central, onde foram constatadas rajadas de ventos de 20 km/h a mais de 40km/h. Segundo o capitão João Batista Afonso, diretor da Defesa Civil, em menos de uma hora, choveu mais de 31 milímetros no Centro, o equivalente a um litro por metro quadrado.
Já na região do Santa Mônica, segundo dados da estação automática da UFU, a precipitação pluviométrica acumulada entre as 18h e 20h foi de 30.2 milímetros. E a velocidade do vento variou entre 48.96 km/h e 66.24 km/h.
Entre os problemas foram registradas quedas de árvores causando diversos danos e transtornos, falta de energia, alagamentos e até cancelamento de evento.
Ocorrências em Uberlândia
Árvore cai sobre carro em movimento
Na Praça Rui Barbosa, a Praça da Bicota, uma árvore de grande porte caiu sobre um carro que trafegava pela Avenida Floriano Peixoto e complicou o trânsito no local. O motorista não se feriu.
Diversas árvores caíram
Em vários pontos de Uberlândia foram registradas quedas de árvores, que causaram danos na rede elétrica, impediram o trânsito em diversos pontos, provocaram danos estruturais em imóveis e em outros casos apenas transtornos.
Registros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros apontam que aproximadamente 100 chamados foram abertos para quedas de galhos ou de árvores no município (incluindo zona rural e nos trechos de rodovias que passam pela cidade) sendo quatro apenas na Rua Princesa Isabel, Bairro Fundinho.
Semáforos não funcionam
Em diversos pontos da cidade, tanto na área central, Bairro Martins, Santa Mônica, Segismundo Pereira, entre outras localidades, ainda nesta manhã há semáforos intermitentes ou completamente sem funcionamento. Até o fim da manhã nenhum acidente com vítima foi registrado em decorrência deste problema.
Rajadas de vento e alagamento
Os fortes ventos chegaram a 66 km/h. Na Unitri e no Mercado Municipal houve queda de janelas, provocando estragos.
Também foram registrados destelhamentos e alagamentos no Center Shopping. A academia do Praia Clube também ficou alagada.
Ninguém ficou ferido, houve apenas danos materiais.
Show cancelado
O show da banda Udi Jazz Big Band, parte da “Noite Dançante”, um evento com pista de dança e festival gastronômico, que seria realizado nesta quarta-feira, 31, na Praça Clarimundo Carneiro, foi cancelado depois que o palco cedeu devido à quantidade de água da chuva acumulada na cobertura.
Alerta amarelo e reparos da Prefeitura
No final da tarde de ontem, 31, a Defesa Civil de Uberlândia emitiu alerta amarelo para preparar todos os órgãos competentes e orientar a população sobre o risco de fortes chuvas no município. Em uma ação conjunta com equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Obras, Trânsito e Transportes, bem como do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Companhia Energetica de Minas Gerais (Cemig), atuou de forma efetiva para minimizar os impactos da intensa precipitação.
“Desde quando o Instituto de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia nos informou sobre a previsão da chuva, emitimos um alerta antecipado e mobilizamos as autoridades para atuar preventivamente e reduzir ainda mais os riscos. Felizmente, pudemos agir rapidamente e estamos trabalhando para fazer com que tudo volte à normalidade”, disse.