O Dia Nacional da Alfabetização é celebrado nesta quarta-feira, 14, em todo o território brasileiro. Mas dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 13 milhões de brasileiros não sabem ler e escrever, o que mostra a importância de ensinar crianças desde cedo.
Andrea Afonso Borges é professora de uma escola particular de Uberlândia e leciona para crianças que estão passando justamente pelo processo de alfabetização. Ela lembra que o mais importante durante o processo é fazer com que a criança entenda o sentido do que ela está lendo.
“Hoje, os maiores desafios que se encontram pra alfabetizar a criança é fazer com que todos que estão envolvidos no processo entendam que alfabetizar é mais do que decodificar letras. Alfabetizar é dar sentido a aquilo que a criança lê e observa”, explicou.
E um hábito que a professora usa com seus alunos é justamente estimular o hábito da leitura, algo de grande importância se for levado em conta que 50% da população brasileira afirma não ter o hábito da leitura, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro.
E as próprias crianças reconhecem a importância da leitura e da alfabetização em suas vidas, como é o caso da pequena Maria Tereza Prudente, de seis anos.
“Um dia, tava com uma dor no dente e não podia falar. Então, tive que escrever pra tia ler. Então, foi importante ler pra mim”, disse.
Informações: Marina Caixeta