Neste dia 20 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Osteoporose. A data tem como objetivo chamar a atenção para o problema da doença, que acomete cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil.

Segundo a reumatologista Elziane da Cruz, a osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda de massa óssea e a desorganização da estrutura do tecido ósseo, o que causar fraturas. O problema acomete, principalmente, pessoas acima dos 50 anos de idade. “A partir dos 50 anos, uma a cada duas mulheres e um a cada quatro homens vão ter fratura relacionada à osteoporose”, explicou.

A prevenção ainda é a melhor forma de combater o aparecimento da doença, com uma dieta específica e a prática de exercícios físicos.

“A prevenção, a gente fala que ela se inicia na infância, e ela tem de ser mantida por toda a vida. Então, uma boa ingestão de cálcio, uma boa ingestão de vitamina D e também a questão da atividade física. O exercício físico, além de ser um estímulo, ele ajuda na massa muscular”, explicou.

Histórico

A costureira aposentada Nilva Maria sempre se preocupou com a osteoporose desde que descobriu que a avó tinha a doença. Resolveu se prevenir e descobriu que tinha osteopenia, condição fisológica conhecida pela diminuição da densidade mineral e é uma das precursoras da osteoporose.

“(Tive) A iniciativa de procurar o médico na hora certa. Por que se eu não tivesse procurado, eu provavelmente estaria já com osteoporose. Procurei antes e com os cuidados, não virou osteoporose”, disse Nilva.

Informações no local: Carlos Vilela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *