De acordo com o dicionário, luz é o que ilumina os objetos e os torna visíveis. É ela que nos ajuda a enxergar melhor as coisas e movimentos, que tem a capacidade de fazer com que o que é visto fique ainda mais agradável e inesquecível. Por entender a importância desse artifício nos palcos que a Secretaria Municipal de Cultura oferece, neste fim de semana no Teatro Municipal, o curso de Iluminação Cênica. O workshop faz parte das atividades da edição 2017 do Festival de Dança do Triângulo, uma realização da Prefeitura de Uberlândia. Neste sábado, o primeiro dia de capacitação foi para que os participantes pudessem entender um pouco mais sobre a importância da iluminação.
Partindo do pressuposto de que a iluminação cênica deve ser vista como uma composição das peças e apresentações, simulações fotográficas e de apresentações teatrais foram feitas pelos inscritos na oficina. O objetivo é fazer que eles entendam – na prática – como tudo deve ser pensado.
Formada em teatro e mestre em iluminação cênica, Camila Martins é quem ministra o curso. “Nesses dois dias, vou fazer um workshop prático com o pessoal, pra mostrar as etapas de criação, montagem e execução final, que é a operação da luz. Queremos que eles entendam a amplitude desse trabalho”, contou.
O curso complementa o cronograma de atividades ligadas ao Festival de Dança do Triângulo, que acontece entre os dias 20 e 24 de setembro, também no Teatro Municipal. Além da capacitação de Iluminação Cênica, estão previstos dois módulos sobre Composição Coreográfica, entre os meses de agosto e setembro.
Neste domingo (6), a partir das 8h, a segunda etapa do curso de Iluminação Cênica continua.
Prefeitura de Uberlândia