O Carnaval é uma festa que exige muito força e resistência por parte dos foliões. Para isso é necessário que seja feito algum preparo antes da folia.

Normalmente essa grande festa popular se dá entre 50 e 60 dias após as festas de final de ano (Natal e Réveillon) e durante esse período as pessoas exageram no consumo de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas. Passada essa comilança, as pessoas começam a se preparar para o Carnaval. Logo procuram uma academia para se matricular e tentar resolver o problema dos quilinhos a mais em 2 meses.

Segundo o personal trainer e fisiologista, Edu Gusmão, a grande maioria das pessoas dizem o seguinte: “Falta pouco, mais ainda dá tempo”. Normalmente são 5 dias de folia entre trios elétricos, escolas de samba e bloquinhos de carnaval. Então, quem pretende literalmente correr atrás do trio, tem que se preparar mesmo.

De acordo com o especialista Edu, antes de cair na folia, são necessários alguns cuidados e preparos. Uma boa alimentação e atividade física regular são fatores que com certeza vão auxiliar o folião nessa maratona. “Pois a folia é puro desgaste físico”, afirma Edu.

Para quem pretende curtir todos os dias de Carnaval, o treinamento ideal sem nenhum problema físico é associar a musculação com as atividades aeróbias, como por exemplo: Bicicleta, esteira, corrida na rua, entre outras atividades, lembrando sempre que todas as prescrições de exercícios só podem ser feitas por um profissional de Educação física devidamente registrado no conselho da profissão.

“Vale lembrar que durante essa manifestação popular o consumo de bebidas alcoólicas e uma alimentação inadequada estará presente o tempo todo. Diante disso, o folião não toma conhecimento dos limites que o seu corpo possuí, podendo sofrer algumas lesões musculares. Portanto, a preparação física é de suma importância durante o período que antecede a folia” diz Edu.

Para Gusmão, o treinamento deve conter itens específicos, como força, flexibilidade e resistência. Além é claro do treinamento aeróbio. Esse último é responsável pela melhora na capacidade respiratória e cardiovascular. Com isso, o folião terá mais fôlego para chegar ao final de sua maratona diária de forma saudável, sem dores e desconfortos.

Dicas importantíssimas antes de submeter a essa correria para entrar em forma para o Carnaval, com os seguintes cuidados:

– Faça um check up geral para saber como está a sua condição clínica;
– Procure um profissional de nutrição. Não se submeta a dietas malucas.
– Procure um profissional de Educação física para preparar seu programa de treinamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *